domingo, 8 de março de 2009

Pescada em Caminha de Alho Francês e Bechamel de Laranja

Eu adoro o site Rainhas do Lar.
E foi de lá que veio esta receita.
Desde que a vi, andava cheia de vontade de experimentar.

Absolutamente fantástica!
A sério, experimentem. E desta vez é uma receitinha bem light.

Fiz apenas algumas alterações na cozedura do peixe e acrescentei o manjericão ao bechamel, mas é opcional.

Com a Bimby, o uso de outros apetrechos culinários tornou-se uma raridade.
Somente quando a receita pede um laminado mais delicado é que lá recorro ao mandoline.
Só que o jeito já não é muito. Resultado: cortei-me...
E lá vem a mão alienígena, com luva azul!!

pesca c bechamel laranja

Pescada em Caminha de Alho Francês e Bechamel de Laranja

Número de pessoas: 2 a 3 Pessoas

4 lombinhos de pescada
alho em pó
sal
pimenta

azeite
2 alhos franceses

Bechamel:
1 cebola (80 g)
30 g manteiga
1 c. sopa farinha (10 g)
Sumo 3 laranjas – 200 g
Água da cozedura do peixe – 40 g
6 folhas de manjericão fresco
_________________________________________
bimby

Temperar o peixe com o alho em pó, sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Levar os lombinhos ao microondas com dois dedos de água, por 3 minutos, para dar uma leve cozedura.

Entretanto, untar um pirex com azeite e cobrir o fundo com o alho francês laminado (usei um mandoline, mas tb se pode triturar na bimby na vel 4).

Desfazer o peixe em cubos grandes e dispor sobre o alho francês.

Enquanto isso, preparar o bechamel de laranja:
Colocar a cebola no copo: alguns seg, vel 5. Descer os restos das paredes do copo e repetir.
Juntar a margarina: 4 min, temp 100º, vel 1.
Acrescentar a farinha, a água da cozedura e o sumo das laranjas: 6 min, temp 100º, vel 4.
Juntar as folhas de mangericão: 5 seg, vel 5.

Cobrir o peixe com o bechamel e levar ao forno durante 20 minutos.
_________________________________________
tradicional

Temperar o peixe com o alho em pó, sal e pimenta.

Pré-aquecer o forno a 180º.

Levar os lombinhos ao microondas com dois dedos de água, por 3 minutos, para dar uma leve cozedura.

Entretanto, untar um pirex com azeite e cobrir o fundo com o alho francês laminado (usei um mandoline, mas tb se pode triturar na bimby na vel 4).

Desfazer o peixe em cubos grandes e dispor sobre o alho francês.

Enquanto isso, preparar o bechamel de laranja:
Colocar a cebola numa panelinha e levar a lume brando com a margarina até ficar transparente. Juntar a farinha e mexer sempre.
Ir juntando depois a pouco e pouco o sumo das laranjas, mexendo para incorporar bem e aicionar por fim a água de cozedura do peixe até obter um creme homogéneo.
Juntar as folhas de mangericão partidas em pedaçox e envolver no molho.

Cobrir o peixe com o bechamel e levar ao forno durante 20 minutos.

pescada c bechamel laranja mont

- Acompanhei com arroz branco.

- Usei laranjas biológicas de Palmela, muito docinhas, mas se não for o caso, acrescentar uma c.chá de açucar ao bechamel.

- O mangericão pode ser substituído por coentros

- Em vez de pescada, pode trocar por outro peixe a gosto, como salmão.

14 comentários:

  1. Gasparzinha
    Nem tinha dado pela receita no forum e com esses ingredientes parece-me excelente!
    Bj

    ResponderEliminar
  2. Canela, é mesmo uma receita surpreendente.
    O bechamel é absolutamente delicioso! :)

    ResponderEliminar
  3. Vou levar esta delícia comigo para o delicious para não a perder...adorei

    ResponderEliminar
  4. Eu fiquei viciada neste bechamel.
    Experimenta e depois diz-me!

    Beijinhos. :)

    ResponderEliminar
  5. Já fiz ;-) e publiquei é relamente deliciosa...Obrigada gasparzinha...chuac *

    ResponderEliminar
  6. Já a postei :) uma delícia! Adorei! :)

    ResponderEliminar
  7. Tinha que vir ver a receitinha inicial e fiquei cheia de vontade de experimentar. Tenho mesmo que fazer isto.

    ResponderEliminar
  8. Neste momento tenho esta receita no forno. Não tinha ainda provado o béchamel quando decidi arriscar e fazer logo o dobro para depois congelar. Assim aproveitei o mangericão que tenho na minha varanda. A mistura de aromas é fantástica!! Daqui a 20 minutos já provo a receita completa :) Beijinhos.

    ResponderEliminar
  9. Que bom! Espero que gostes, cá em casa, adoramos. :)
    Beijinhos.

    ResponderEliminar
  10. Vou fazer hoje para o jantar! Depois de ler em tantos sítios pessoas que adoraram, tenho, também eu, que me juntar ao grupo! :)

    Beijinho*

    ResponderEliminar
  11. Fiz esta receita ontem com 3 laranjas da Quinta do Anjo compradas no clube de vídeo (nada como morar na aldeia). E não é que as três laranjas tinham exactamente 200g!!! Ficou uma delicia! A família, que até nem gosta de agridoces, aprovou!
    Obrigada por mais esta saborosa partilha!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  12. Yellow13, não há nada como ter acesso a fruta da boa! :)
    Fico feli que todos tenham gostado.
    Bjs.

    ResponderEliminar
  13. É verdade! E as laranjas desta zona são MUITO boas. Nos últimos tempos não falta nunca ao jantar um belo néctar de laranja!
    Muito provavelmente sai esta receitinha hoje novamente para o jantar, é dia de peixe e estou com falta de ideias!
    Beijinhos

    ResponderEliminar